Como fazer um excelente resumo em francês para o CACD
Quando eu era criança, ainda na quarta série, resumo para mim era selecionar as partes principais do texto e copiá-las em meu caderno, uma após a outra. Quando entregava a atividade, a professora aceitava e me atribuía um boa nota. Passei anos acreditando que o resumo funcionava assim.
Já próximo do Ensino Médio, no ápice do meu autodidatismo, quando comecei a estudar assuntos diferentes com mais afinco, entendi que o que fazia não era um resumo. Era, no máximo, uma curadoria de trechos do texto original.
Para transformar a seleção de frases em resumo, deveria reescrevê-las com minhas próprias palavras e conectá-las de forma lógica. Como toda habilidade nova, levei um tempo para aprendê-la, não foi fácil abandonar a cópia e, no início, ainda colava algumas sentenças do original em minha produção, tentando disfarçá-las em meio a outras informações.
A prática de selecionar o que era fundamental nos textos que resumia me ajudou muito nesta nova fase. No entanto, devo confessar que a tarefa mais ingrata não era escolher os elementos que estariam em meu resumo, mas aqueles que não estariam.
Deixando de fora o que não é importante
Baseado no relato de dezenas de alunos, creio que esta seja a principal dificuldade: deixar de lado o que você não considera digno de compor o seu texto. Logo surge uma pergunta: “E se esta informação for importante e eu não percebi?”
É uma sensação normal, porque toda escolha implica um abandono. Ao escolher um determinado elemento, deixo de escolher outros. Essa impressão nos persegue não apenas na hora de resumir um texto, mas também em nosso dia a dia. Você fez a ótima escolha de ler este artigo, o que significa necessariamente que não está lendo outros.
Como professor há tantos anos, tive a oportunidade de ler centenas – por que não dizer milhares? – de produções de alunos, incluindo resumos de um mesmo texto. É interessante perceber que a seleção de um aluno pode ser bem diferente da de outro. E isso não significa que um está certo e que o outro não está.
Então, não se preocupe, os elementos selecionados por você serão sempre diferentes dos meus ou de outros alunos. É claro que existem informações essenciais que precisam estar em nossos textos, apesar das diferenças, mas eu tenho certeza que não deve ser difícil entender quais são.
Quando você compreende bem o texto, os elementos de base devem aparecer facilmente. Se você me permitir uma dica, eu diria para você prestar atenção ao início e ao fim dos parágrafos, é bem provável que as ideias principais morem por lá.
E o que você pode deixar de fora sem medo?
- Citações diretas;
- Exemplos;
- Dados estatísticos; e
- Ideias repetidas.
Antes de sair por aí eliminando essas informações de seu resumo, é preciso perceber se elas são essenciais ou não para a compreensão do texto. Em textos que analisam a evolução do desmatamento da Amazônia ou que têm como assunto principal os indicadores de inflação, os dados estatísticos são essenciais, pois estes serão, muito provavelmente, o foco da produção.
O resumo já começa na leitura
Não leia o texto integralmente para começar a resumir. O resumo já pode começar durante a leitura. Sublinhe as ideias principais de cada parágrafo e, ao lado, às margens da folha, escreva frases curtas que resumam o seu conteúdo.
Dessa forma, quando for iniciar o seu texto de fato, não precisará ler e reler o original, basta voltar o olhar para o que você sublinhou e para as suas anotações. Você vai economizar muito tempo e já terá uma ótima noção do que gostaria de incluir em seu resumo.
De preferência, as suas notas não serão uma cópia do texto, mas escritas com as suas próprias palavras. Nem tudo o que você sublinhou ou anotou precisa estar em sua produção. Antes de iniciar a escrita, você deve decidir o que vai e o que fica.
Iniciando o texto
Uma dúvida comum é: “como iniciar o meu resumo?”. Existem, basicamente, duas formas:
- Fingir que o texto original não existe e iniciar diretamente pelas informações, sem citar título ou autor;
- Mostrar, desde o início, que o texto que você está escrevendo é um resumo do original, citando título e autor.
Vou deixar aqui um exemplo para as duas formas:
Texto original L’élection américaine de tous les dangers Julien Brygo Salle comble ce dimanche 29 octobre 2023 à l’église Long Branch de Greenville, quatrième agglomération urbaine de Caroline du Sud. Costume noir, chemise blanche et cravate rose, M. Sean Dogan rejoint l’estrade, déjà occupée par une chorale à six voix, deux pianistes et un batteur. « On a besoin de cinq ou six volontaires, merci pour votre aide. » Pasteur de cette Église évangélique baptiste, il invite sur scène une membre du Conseil national des femmes noires (National Council of Negro Women, NCNW). « Nous sommes une organisation nationale cherchant à promouvoir l’éducation, l’entrepreneuriat, la stabilité économique… En ce moment, on fait campagne pour que les gens s’inscrivent sur les listes électorales. » L’oratrice sonde le public : « Qui parmi vous est inscrit ? » La grande majorité des 402 fidèles (400 Noirs, 2 Blancs) lève la main. « Très bien, maintenant, qui va voter ? » Même résultat. « C’est ce qu’on aime voir. Venez nous voir, parlez-en autour de vous. Faites que votre voix soit entendue en novembre ! » L’oratrice donne un chèque au pasteur pour soutenir l’Église, dit avoir « hâte d’entendre [son] sermon », puis redescend les marches. Un an sépare ce dimanche d’automne de l’élection présidentielle de novembre 2024, lors de laquelle on prévoit déjà que vont s’affronter MM. Joseph Biden et Donald Trump, dans un remake de 2020. La Caroline du Sud est un État majoritairement baptiste, mais il y a les Églises que fréquentent les Noirs et celles que fréquentent les Blancs. Les baptistes blancs votent presque tous rouge (républicain) ; les Noirs, presque tous bleu (démocrate). Dans les Églises comme celle de M. Dogan, on met souvent l’accent sur la meilleure façon de s’accommoder de l’injustice, l’importance d’observer un bon « mode de vie », la nécessité de garder espoir. Cet État fait partie de ceux où la proportion d’Afro-Américains est l’une des plus élevées du pays : 26 % de la population. Le Monde Diplomatique, janvier 2024
Início de resumo 1 (foco apenas nas informações)
Lors d’un rassemblement dans une église évangélique baptiste à Greenville, en Caroline du Sud, le pasteur Sean Dogan accueille une représentante du Conseil national des femmes noires pour sensibiliser les fidèles à l’importance de s’inscrire sur les listes électorales. La majorité des participants, principalement afro-américains, confirme être inscrits et prêts à voter. Il est noté que, en Caroline du Sud, il existe une division raciale et politique au sein des églises baptistes, les Afro-Américains votant généralement pour les démocrates et les Blancs pour les républicains. Cet État, ayant une population afro-américaine conséquente, se concentre dans ses églises sur la gestion de l’injustice, l’importance d’un bon mode de vie et le maintien de l’espoir, en anticipation de l’élection présidentielle américaine de novembre 2024.
Início de resumo 2 (retomando título, autor e fonte)
Cet article, écrit par Julien Brygo pour “Le Monde Diplomatique”, traite de la mobilisation politique dans une église évangélique baptiste à Greenville, Caroline du Sud, en préparation pour l’élection présidentielle américaine de novembre 2024. Lors d’un service religieux, Sean Dogan, le pasteur de l’église, invite une représentante du Conseil national des femmes noires à parler de l’importance de l’inscription sur les listes électorales. La majorité des fidèles présents, principalement Afro-Américains, confirme être inscrits et avoir l’intention de voter. L’article souligne la division raciale et politique au sein des églises baptistes en Caroline du Sud, où les Noirs tendent à voter démocrate (bleu) et les Blancs républicain (rouge). La Caroline du Sud, avec une population afro-américaine significative, met l’accent dans ses églises sur l’adaptation face à l’injustice, l’importance d’un bon mode de vie, et le maintien de l’espoir.
Nenhuma das duas precisa ser privilegiada, as duas formas estão corretas e você deve utilizar a que lhe transmitir mais segurança. Afinal, será você que fará a prova.
A vantagem da segunda forma é a de ser uma “fórmula”. Não é preciso pensar muito para construir a introdução do seu resumo, basta citar o título, o autor e a fonte em que o original foi publicado para dar o pontapé inicial em sua produção. É um ótimo elemento déclencheur.
Escrevendo com suas próprias palavras (a paráfrase)
O resumo deve ser um texto escrito com as suas palavras, mas com informações de outrem.
Para que isso aconteça, não basta saber selecionar as ideias principais do texto, mas saber reescrevê-las. É neste momento que entra um elemento fundamental: a habilidade de parafrasear.
Conhecer a gramática do francês e dominar um amplo vocabulário são indispensáveis para cumprirmos esta missão. Deixarei dois exemplos, baseados no texto que já apareceu neste artigo:
Phrase original 1 La Caroline du Sud est un État majoritairement baptiste, mais il y a les Églises que fréquentent les Noirs et celles que fréquentent les Blancs.
Paraphrase 1 (clique)
La plupart des habitants de la Caroline du Sud pratiquent la foi baptiste, mais les églises varient entre celles fréquentées par la communauté noire et celles par la communauté blanche.
Phrase original 2 Dans les Églises comme celle de M. Dogan, on met souvent l’accent sur la meilleure façon de s’accommoder de l’injustice, l’importance d’observer un bon « mode de vie », la nécessité de garder espoir.
Paraphrase 2 (clique)
Dans les lieux de culte tels que celui de M. Dogan, l’accent est fréquemment mis sur la manière optimale de faire face à l’injustice, l’importance de suivre un mode de vie exemplaire, et la nécessité de maintenir une attitude optimiste.
Como você construiria uma paráfrase para a frase a seguir? Deixe sua versão nos comentários.
Cet État fait partie de ceux où la proportion d’Afro-Américains est l’une des plus élevées du pays : 26 % de la population.
Conectando as ideias
Bem… mas do que adianta selecionar bem as ideias do texto, iniciar o texto de forma adequada e construir boas paráfrases se as ideias não estiverem bem conectadas?
Para esta tarefa, você deve conhecer bem os conectivos, incluindo as famosas conjunções. São eles que darão a coesão necessária ao seu resumo. É claro que você não deve abusar de seu uso, para não deixar o texto tão pesado e não deixar o leitor com sensação de que ele não é capaz de estabelecer determinadas conexões.
No padrão de respostas da prova de francês do CACD 2023, confesso que achei o uso de conectivos exagerado. Deixei-os em negrito, para que você mesmo possa contá-los:
Pour de nombreux observateurs, les super-plateformes ont acquis un pouvoir démesuré qui s’assimile à celui des États. Des pays comme la France et le Danemark ont d’ailleurs nommé des “ambassadeurs pour les questions numériques”. Mais cela démontre avant tout l’importance que prend le numérique pour la diplomatie des nations. Si de grandes puissances économiques sont déjà entrées en concurrence avec les États au cours des siècles passés, les super-plateformes semblent, quant à elles, posséder des pouvoirs quasi régaliens, mais seulement à première vue. Tout d’abord, elles proposent des services de paiement et Facebook voudrait créer une cryptomonnaie privée. Par contre, aucune de ces plateformes ne frappe monnaie. En ce qui concerne le pouvoir de police, les plateformes peuvent contrôler le contenu qui est publié par leurs utilisateurs, mais seules les institutions étatiques peuvent sanctionner les contenus illégaux. Les mécanismes de modération des contenus sont encore limités et représentent surtout une réaction à la lenteur des systèmes judiciaires des États. Pour ce qui est des impôts, les plateformes n’en prélèvent pas, mais l’optimisation fiscale qu’elles pratiquent a obligé les États à négocier entre eux pour adapter le système fiscal international à la nouvelle ère numérique et, en juin 2021, ils ont déterminé l’instauration d’un impôt minimal pour les multinationales de 15 % dans tous les pays où elles opèrent. Enfin, en matière de sécurité, les plateformes peuvent être considérées comme une menace et certains États décident de les bloquer ou de les limiter. D’ailleurs, des campagnes de désinformation peuvent y être lancées dans le but d’ébranler un gouvernement ou de s’immiscer dans le processus électoral. D’un autre côté, elles peuvent contribuer à la sécurité des États en aidant à contrôler les flux d’information. Il en découle que les super-plateformes ne possèdent pas vraiment de pouvoirs régaliens, néanmoins leur “pouvoir d’infrastructure” représente un défi pour les États. En effet, les plateformes ont construit leurs propres réseaux de câble sous-marins à l’échelle du monde et des centres de données qui leur permettent de stocker et traiter les informations, ce qui fait de celles-ci les principaux fournisseurs de l’informatique dématérialisée.
Finalizando o texto
Sobre a estrutura do resumo: ele não precisa ser escrito em apenas um parágrafo. Inclusive, não recomendo esta prática. O ideal, em minha opinião, é tentar escrevê-lo em 3 parágrafos, seguindo aquela velha fórmula de introdução, desenvolvimento e conclusão. O resumo, por se tratar de um texto independente, deverá ser um texto completo.
Para entender isso melhor, basta pensar na função que você vai representar como diplomata. Um dos seus trabalhos será resumir conteúdos longos e complexos para os seus superiores, para que eles não percam tempo lendo tudo o que você leu e que, mesmo assim, compreendam os pontos essenciais dos textos originais.
Agora, uma dica para a prova de francês: evite cometer erros de gramática no início e no final do texto. Por quê?
A introdução é quando o avaliador estabelece o primeiro contato com a sua produção, é a primeira impressão. Se você errar muito, ele tenderá a enxergar mais erros do que enxergaria normalmente.
A conclusão é a última chance que você tem de causar uma boa impressão. Você inicia bem o texto, comete poucos erros no desenvolvimento, mas, já cansado(a), faz o seu corretor trabalhar bastante. Ele (ou ela) vai pensar: “O texto estava indo tão bem… olha o estrago que ficou”.
Apesar de não ser da banca do concurso, já corrijo simulados há mais de 10 anos. Então, consigo entender melhor as sensações dos corretores.
Escrever um ótimo resumo não é uma tarefa fácil, ainda mais em francês, ainda mais para o concurso de diplomata. Entretanto, a prática deve fazer parte da sua rotina de estudos do idioma, para que escrever se torne cada vez mais fácil e natural.
Você já deu um excelente primeiro passo lendo este artigo. Aplicando as dicas que você viu aqui, pode ter certeza de que vai melhorar muito a qualidade de seus resumos.
E, se desejar praticar mais, conte comigo para ajudar neste caminho. Criei uma oficina de 1h30 para que você possa colocar em prática tudo o que aprendeu. É só clicar aqui para se inscrever.
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